NÃO DEVEMOS NOS PRIVAR DA GRAÇA DE DEUS!

Hebreus 12.15

NVT: “Cuidem uns dos outros para que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus. Fiquem atentos para que não brote nenhuma raiz venenosa de amargura que cause perturbação, contaminando muitos”.

NAA: “Cuidem para que ninguém fique afastado da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, cause perturbação, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.

ARA: “Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.

------

       A questão trazida neste versículo é muito séria e traz luz a uma tendência que tem se tornado “comum” em nossos dias, em que muitos têm desconsiderado a gravidade do pecado, tratando-o como algo “corriqueiro”, “natural” ao ser humano e “tolerável” para Deus, afinal de contas (na visão de quem pensa assim), Deus é “amor” e Ele “entende” as nossas fraquezas.

      Há também aqueles que, tomando este pensamento como base, pensam que as Escrituras precisam ser “reformadas”, a fim de “ganhar” uma “releitura” que se “adeque” a esse “novo” “amor” de Deus. Veremos em alguns textos bíblicos que essas atitudes conduzem os pecadores a se afastarem da Graça de Deus e faz brotar neles raízes de amargura que contaminam seus ouvintes, fazendo com que aumente cada vez mais o número daqueles que se acomodam ao pecado e se privam da Graça de Deus.

 

Personagem bíblicos que se afastaram da Graça de Deus:

      Vários personagens bíblicos tiveram a experiência com a Graça de Deus e, por não terem entendido seu significado, a abandonaram e tiveram um resultado triste e definitivo. Vejamos alguns deles:

·         Judas Iscariotes Mateus 27.3-8; Atos 1.16-20:

     Talvez seja o exemplo mais emblemático de alguém que tenha se privado da Graça, pois esteve três anos ao lado de Jesus, aprendeu com Ele, comeu com Ele, operou milagres em Seu Nome, mas nunca compreendeu o verdadeiro significado do Reino de Deus e do convite à reconciliação com Deus.

     Podemos ler nos Evangelhos que somente um dos discípulos – João – ficou com Jesus até o fim (João 19.25-27). Os demais se afastaram dEle, seja no Getsêmani, quando Ele foi preso (Mateus 26.56; João 18.8-9). Pedro se afastou depois de negá-Lo três vezes (Mateus 26.69-75; Marcos 14.66-72; Lucas 22.54-62). Mesmo assim, depois da crucificação, reuniram-se no cenáculo e, três dias depois, receberam a maravilhosa visita do Senhor ressuscitado! Foram restaurados por Ele e comissionados para levar a Mensagem da Reconciliação ao mundo!

      Já com Iscariotes foi diferente, mas por causa dele mesmo, e não por causa de Jesus. Em momento algum dos Evangelhos ele foi à procura dos demais discípulos para se reconciliar, como Pedro e os demais. Ele preferiu se apegar à amargura que corroeu o seu coração e a sua fé e acabou se suicidando por enforcamento, como lemos nas passagens de referência.

·         Ananias e Safira (Atos 5.1-11):

    Este casal é outro exemplo emblemático de pessoas que preferem manter seus pecados ocultos e tentam ludibriar os outros com sua aparência religiosa. No entanto, sabemos pelas Escrituras que os pecados ocultos geram dor, sofrimento e punição (Salmos 32.3-5; Provérbios 28.13) e que tudo está às claras diante dos olhos de Deus (Mateus 10.27; Lucas 12.2-3; Hebreus 4.13)!

   Eles tentaram ludibriar Pedro e os apóstolos, oferecendo como dízimo um valor pela venda de sua propriedade muito menor do que o verdadeiro, pensando que lucrariam com esta mentira. No entanto, Pedro, cheio do Espírito Santo, confrontou primeiro Ananias:

Atos 5.3-4 NVT: “‘Ananias, por que você deixou Satanás encher seu coração? Você mentiu para o Espírito Santo quando guardou parte do dinheiro para si. A propriedade era sua para vender ou não, como quisesse. E, depois de vendê-la, o dinheiro também era seu, para entregar ou não. Como pôde fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para nós, mas para Deus!’”.

     Logo depois de Pedro lhe dizer isso, Ananias caiu estatelado no chão, morto. Seu corpo foi levado por alguns jovens e sepultado.

      Três horas depois, Safira, mulher de Ananias, chegou ao lugar onde Pedro estava e não sabia que seu marido havia sido confrontado e morrido. Pedro lhe perguntou sobre o valor da venda da propriedade e ela confirmou, segundo a mentira de seu marido. Pedro também a confrontou, dizendo:

Atos 5.9 NVT: “‘Como vocês puderam conspirar para pôr à prova o Espírito do Senhor? Veja, os jovens que sepultaram seu marido estão logo ali, perto da porta, e também levarão você’”.

     Assim que Pedro lhe disse isso, Safira também caiu estatelada, morta. Os mesmos jovens que levaram Ananias a levaram e a sepultaram e houve um grande temor em toda a igreja e de todos que souberam disso (Atos 5.11).

---------

    Poderíamos buscar outros exemplos, tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento, mas acredito que estes mencionados são suficientes para termos uma noção do quanto é perigoso desdenhar da Graça e da Santidade de Deus. Não podemos esquecer do alerta de Hebreus 10.26-31:

“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da Verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados. Há somente a assustadora expectativa do julgamento e do fogo intenso que consumirá os inimigos. Pois quem se recusava a obedecer à lei de Moisés era morto sem misericórdia, com base no depoimento de duas ou três testemunhas. Imaginem quão maior será o castigo para quem insultou o Filho de Deus, tratou como comum e profano o Sangue da Aliança que o santificou e menosprezou o Espírito Santo que concede graça. Pois conhecemos Aquele que disse: ‘A vingança cabe a Mim; Deu lhes darei o que merecem’. E também: ‘O Senhor julgará o Seu povo’. Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo”.

     Se continuarmos insistindo em nossos erros e pecados e, pior, quisermos “criar” “adequações” das Escrituras para que estes pecados caibam nelas, incorreremos em erros danosos, cujas consequências serão eternamente danosas, e quem diz isso são as Escrituras!

      Assim como houve falsos mestres e mercenários da fé no passado, eles também nos dias de hoje e lemos nas Escrituras alertas contra eles. Se eles foram punidos por causa das suas heresias no passado, quem é que nos convence de que não haverá punição para quem praticar tais atos em nossos dias? O Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente e Ele é misericordioso para quem se arrepende e se volta para Ele, mas é Vingador contra aqueles que O desprezam!

         Não deixemos que o pecado nos afaste da Graça de Deus, nem deixemos seus sofismas nos enredarem por caminhos que nos afastem de Sua Presença! Confessemos diante dEle os nossos pecados, confiemos firmemente no Seu perdão e que Ele nos restaurará para cumprirmos o Seu propósito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESTÃO SUAS VESTES?

EU, O PRÓDIGO