FORTALECENDO-SE NO SENHOR

Vivemos dias em que devemos estar prontos para levar as Boas-Novas do Evangelho a todas as partes, para todas as pessoas, em qualquer momento. Mas, para que isso aconteça, é necessário que estejamos fortalecidos no Senhor, para que Seu poder flua em nós. O fortalecimento no Senhor vem de alguns aspectos que precisamos buscar dEle, com oração e confiança nEle:

ALEGRIA (Neemias 8.10): “E Neemias acrescentou: ‘Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá’” (NVI).

A alegria precisa ser o primeiro sinal do cristão. Um rosto alegre contagia outros rostos, um coração satisfeito no Senhor alegra outros corações. E não é somente isso, quando estamos alegres no Senhor, Suas bênçãos nos alcançam e alcançam outras vidas. É o que dizem as Escrituras Sagradas:

Salmos 5.11: “Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em Ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a Tua proteção. Em Ti exultem os que amam o Teu Nome” (NVI);

Salmos 16.11: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Tua presença, eterno prazer à Tua direita” (NVI);

Salmos 28.7: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle o meu coração confia, e dEle recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças” (NVI);

Salmos 30.11: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria” (NVI);

Salmos 37.4: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração” (ARA);

Salmos 81.1: “Cantem de alegria a Deus, nossa força; aclamem o Deus de Jacó! A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo”;

Salmos 100.1-2: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dEle com cântico” (ARA);

Mateus 13.44: “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (NVI);

Mateus 25.21: “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’” (NVI);

Atos 2.46: “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração” (NVI);

Romanos 14.17: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (NVI);

II Coríntios 9.7: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (NVI);

Filipenses 4.4: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (NVI).

São ainda diversas as passagens que nos recomendam para nos alegrar no Senhor, pois a alegria significa motivação para servir, amor pelo próximo e desejo pela Vida Eterna!

OBEDIÊNCIA AO SENHOR E À SUA PALAVRA: Se a alegria nos motiva a servirmos ao Senhor, a obediência aos Seus preceitos nos fazem ser bem-sucedidos, como lemos nas passagens a seguir:

Josué 1.7-8: “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar”;

I Samuel 15.22-23: “Samuel, porém, respondeu: ‘Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância, como o mal da idolatrias. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei’”.

Não tem como ter uma vida abundante e fortalecida no Senhor sem obedecer à Sua Palavra. A desobediência da humanidade tem trazido enormes desastres a toda a humanidade, desde a queda do primeiro casal.

Vemos na primeira passagem que a condição para que Josué (e nós também) fosse bem-sucedido (próspero) em tudo que ele fizesse era OBEDECER ÀS LEIS DO SENHOR! A segunda passagem nos mostra a consequência da desobediência às Suas leis: O AFASTAMENTO DO SENHOR! E o sacerdote Samuel nos faz um importante alerta: se não houver obediência à voz do Senhor (representada pela Bíblia), não adiantam jejuns, campanhas, sacrifícios, orações nos montes, vigílias, porque o que move o coração do Senhor é a OBEDIÊNCIA e um CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO, como lemos na passagem a seguir:

Salmo 51.16-17: “Não Te deleitas em sacrifícios nem Te agradas de holocaustos, senão eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás!”.

O quebrantamento e a contrição fazem com que a pessoa se submeta à voz do Espírito Santo e faz com que Ele se aproxime e habite na pessoa obediente, ao passo que um coração insubmisso faz com que a pessoa resista à voz do Espírito Santo e faz com que Ele se afaste, como lemos nas passagens a seguir:

Gênesis 6.3a: “Então disse o Senhor: ‘Por causa da perversidade do homem, Meu Espírito não contenderá com ele para sempre’”;

Êxodo 19.5-6: “Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”;

Efésios 4.30: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”;

Hebreus 4.7: “Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o ‘hoje’, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: ‘Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração’. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência”.

Diante disso, queridos irmãos, sejamos sensíveis à voz do Espírito Santo, pois é Ele que nos capacita a obedecermos aos preceitos do Senhor!

CONFIANÇA NO SENHOR: Outro meio de nos fortalecermos no Senhor é a nossa confiança nEle, pois quem não confia nEle, não pode agradá-Lo e está distante da Sua soberana presença, como lemos na passagem a seguir:

Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam”.
E esta confiança normalmente nasce em meio às piores tribulações, quando somos acusados sem causa, quando os céus sobre nós se fecham, quando o desemprego vem, quando o salário não chega ao final do mês, quando as enfermidades nos pegam de surpresa… Paulo fala sobre essa confiança na passagem a seguir:

Romanos 5.3-5: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (ARA).

O apóstolo Tiago também nos recomenda que nos alegremos nas tribulações, pois as tribulações na nossa vida produzem frutos eternos:

Tiago 1.2-4: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma” (NVI).

Vejam também esse conselho maravilhoso do apóstolo Pedro:

I Pedro 4.12-19: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a Sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do Nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse Nome. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela Casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, ‘se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?’ Por isso mesmo aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao fiel Criador e praticar o bem”.

Assim, queridos irmãos, por mais difícil que seja, devemos nos alegrar em meio às tribulações, pois é assim que o Senhor opera em nós e através de nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESTÃO SUAS VESTES?

EU, O PRÓDIGO