COMO ESTÃO SUAS VESTES?


Mateus 22.1-14:
1 Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:
2 O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.
3 Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.
4 De novo enviou outros servos e disse: “Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!”
5 Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios.
6 Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram.
7 O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.
8 Então disse a seus servos: “O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos.
9 Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem”.
10 Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.
11 Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial.
12 E lhe perguntou: “Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?” O homem emudeceu.
13 Então o rei disse aos que serviam: “Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
14 “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Esta é uma daquelas passagens da Bíblia que poucas pessoas se aventuram a procurar destrinchá-las, seja porque sua interpretação é realmente difícil, seja porque essa interpretação vai tocar em áreas muito sensíveis de cada um de nós.

Se tivermos a compreensão do segundo caso, devemos ter em mente que o Senhor corrige a quem Ele ama e não quer que nos percamos por causa do pecado, mas deseja que todos alcancem o arrependimento (Hebreus 12.5-11; II Pedro 3.9; I Coríntios 11.28, 32; Romanos 2.4).

Tendo tudo isso bem compreendido, entremos no cerne deste texto tão especial.

Todos nós sabemos que o foco principal da Graça é o arrependimento. Graça significa favor imerecido, nos dando a entender que ninguém tem condições de ser salvo por mérito próprio, pois o pecado que habita em nós nos afastou de Deus e somente o sacrifício de Cristo pôde quebrar essa barreira de separação. Já o arrependimento significa mudança de vida, ou seja, sair da vida de prática de pecados para uma vida santa (dedicada ao Senhor).

É  exatamente sobre isso que essa parábola está tratando. Os convidados ao banquete de casamento são os judeus, que rejeitaram o Senhor como Messias. Os que foram levados ao banquete são aqueles que ouviram a mensagem das Boas-Novas e a aceitaram: gente de todo tipo, boas e más, saudáveis ou doentes, equilibradas ou enfermas...

Quando o Dono da Festa entra no salão e vê os convidados, percebe que um deles não está bem vestido, mas continua com as mesmas roupas que estava vestindo quando foi encontrado nas ruas. Isso nos mostra que há pessoas que, apesar de terem sido alcançadas pela mensagem do Evangelho e a terem acolhido, não se arrependeram, ou seja, não mudaram de vida, mas vivem uma "vida dupla", com aparência de santidade na igreja e das pessoas, mas ainda na prática do pecado e totalmente distantes do Senhor.

As "vestes de festa" exigidas pelo Senhor são os frutos que demonstrem que houve o arrependimento, como João Batista proclama em Mateus 4.7. O escritor da Carta aos Hebreus nos diz que sem a santificação (uma vida transformada e dedicada ao Senhor), ninguém verá a Deus (12.14).

O apóstolo Paulo também ressalta essa questão das vestes na passagem a seguir:
"Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus. Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir" (2 Coríntios 5:1‭-‬5 NVI).

Vejam a preocupação do apóstolo dos gentios! Mesmo com um chamado grandioso - o de pregar as Boas-Novas aos gentios - ele não se sentia o "bam-bam-bam"; pelo contrário, sentia que deveria ter suas Vestes em ordem para que, quando deixasse este tabernáculo terreno (seu corpo), fosse encontrado pelo Senhor com as Vestes de Festa dignas para participar das Bodas do Cordeiro!

Creio que estejamos vivendo aquele momento em que devemos pôr nossas Casas em ordem, lavar nossas Vestes no Sangue do Cordeiro e comprar azeite para as nossas lamparinas, pois virá o tempo do "sono letárgico", em que todos serão afetados. Depois disso, ouviremos o chamado: "Eis o Noivo! Saiam ao Seu encontro!" Aí já não será mais o tempo de arrumar nossas Vestes ou de comprar azeite; quem tiver, participará da Festa; quem não tiver, será lamentável... (Mateus 25.1-13; João 9.4).



Que Deus lhes abençoe muito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU, O PRÓDIGO